O que é cultura pra você?

10:16 Phelipe Malek 0 Comentarios

Aproveitando o tema do trabalho escolar, resolvi falar um pouco de cultura aqui, algumas partes foram tiradas do texto de "Tião Rocha" sobre cultura.



Cultura, um conceito de várias acepções, cultura do latim, colere, significa cultivar. E que pode ser definido com um conceito genérico formulado por Edward B. Tylor, segundo qual a cultura é "aquele todo complexo que inclui conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, e todos os outros hábitos e capacidade adquiridos pelo homem como membro da sociedade".

Cultura também é uma das maiores "verdades absoluta" da Antropologia. Parece óbvio que todos tem cultura não é? Mas alguns se acham tão superiores, que pensam que só eles tem cultura. Mas os conceitos sobre cultura da Antropologia também chegaram a gerar formas de preconceito, como o gráfico da teoria da evolução de Charles Darwin, que pode ser encontrado em livros escolares do mundo todo. o homem evoluiu do símio antropóide ao homem branco.


Basta observar esse desenho e perceber que o homem "evoluiu" do negro para o branco. Gerando uma forma de preconceito presente até hoje, que também gerou a escravidão, graças a esse gráfico da teoria evolutiva, a humanidade quando pensou em escravizar, foi direto aos negros. E todos pensaram que eles eram tão inferiores que não reagiriam, porém isso da inicio a história dos quilombos até a abolição da escravidão.

A cultura que seu filho desenvolve também, está no que você ensina para ele. Se você ensina seu filho a gostar de funk ou rock, ele vai gostar por que você ensinou ele a gostar, e antes que comentem, funk é cultura sim, e não é por que o funk decaiu de qualidade nos últimos anos que não vai ser considerado cultura, o conceito de cultura é muito amplo, mas funk é cultura e você não pode reclamar disto. Se você ensina seu filho a gostar das coisas, ele vai gostar e desenvolver a mesma cultura que você. Todo ser humano tem cultura, o que muda é o conteúdo de cada cultura ao redor do mundo. 

As vezes o seu próprio povo não tem uma forma de resolver certas questões, então a desculpa mais usada é "este é um problema cultural". O que na verdade se refere a algo que não sabe bem, ou o que seja, ou quando é uma questão de difícil solução, ou quando não quer dizer nada.

Algumas nações tornam isso instrumento de sua ação pedagógica. institucional e estratégica, a limpar a palavra de suas impurezas ideológicas (tais como "superioridade cultural", ou "cultura = erudição", etc.) e, em contrapartida, construir um novo conceito que fosse ao mesmo tempo, operacional, mensurável, observável e cientificamente correto.

As instituições em geral, são mestres em desqualificar suas próprias definições. Pensam cultura como algo grande, amplo, abrangente e universalizador e a praticam de forma pequena, residual, excludente e corporativa.

Ao decorrer do uso indiscriminado e interesseiro da palavra cultura, ela foi perdendo seu significando e tornando-se uma palavra esvaziada.

0 comentários: